Foto Slide 01

Sub título da foto do slide 01.

Slide 02

Sub título da foto do slide 02.

Slide 03

Sub título da foto do slide 03.

Slide 04

Sub título da foto do slide 04.

Slide 05

Sub título da foto do slide 05.

domingo, 21 de setembro de 2014

LÂMPADAS DE LED

LÂMPADAS DE LED
As lâmpadas de LED chegaram para revolucionar o mercado e promete mais durabilidade, mais economia e mais luminosidade.
As lâmpadas LED possuem vários modelos de encapsulamentos, o que é muito bom para o consumidor.
As lâmpadas de LED ainda têm preços elevados, quando comparados com as lâmpadas convencionais, porem, quando se faz a relação de custo benefício percebe-se que vale a pena investir nesse novo tipo de iluminação.
O custo elevado das lâmpadas LED deve-se aos seus circuitos eletrônicos e recursos para reduzir a emissão de calor, os quais fizeram com que o seu custo se tornasse elevado, quando comparadas com outros modelos existentes no mercado.
A sua luminosidade é incrível e podemos observar isso quando comparamos a luminosidade de uma lanterna convencional com a luminosidade de uma lanterna a LED. A diferença é gigantesca.

É uma ótima alternativa para você usar com o painel solar, que apresentamos nas postagens anteriores. Com as lâmpadas de LED o consumo será menor e, consequentemente, o sistema ficará bem mais leve e econômico, prologando a durabilidade da carga das bateria e da energia armazenada. 

Espero que você tenha gostado desta postagem.

Voltem sempre e até mais.

Inversor de Energia de 1500W

Inversor de Energia de 1500W com Porta USB Hayonik - 12V/127V


Trata-se de um inversor de energia de 1500W, tem um preço mais em conta e pode muito bem funcionar as lâmpada de uma residencia, com o painel solar de 250W, apresentado anteriormente. Isso já é ótimo.

Veja as descrições fornecidas pelo fabricante.

O inversor tensão de 1500W Hayonik tem potência para alimentar diversos equipamentos eletroeletrônicos ao mesmo tempo. Possui na saída 02 tomadas 127Vca e 01 tomada USB de 5V.

O inversor 12Vcc/127Vca Hayonik permite ligar equipamentos que consumam até 1500W constantemente. Conta com 02 tomadas em acordo com o novo padrão brasileiro de tomadas elétricas (03 pinos), possui espaço reservado para conexão do cabo de aterramento e também possui 01 saída USB (5V/0,5A) para alimentar pequenos eletrônicos, como celulares ou MP3 players.

Moderno e seguro, conta com dispositivos de desligamento automático, avisos de segurança sonoros e indicador de funcionamento com LED. Possui 02 ventoinhas inteligentes para resfriamento e desligamento automático por sobre aquecimento. Se houver curto-circuito na saída ou se a potência requerida pelo equipamento elétrico exceder a capacidade do inversor ele é automaticamente desligado.

O Inversor de 1500W Hayonik também protege a bateria e aumenta sua via útil, desligando automaticamente a carga, quando a bateria está muito descarregada (10V+/-0,5V) e quando possui tensão superior a 15V.

A Hayonik Indústria & Comércio de Produtos Eletrônicos Ltda é uma tradicional empresa brasileira com forte atuação no fornecimento de equipamentos para som profissional e ambiente, inversores, transformadores, fontes e carregadores. Os inversores Hayonik possuem 03 meses de garantia e assistência técnica no Brasil.

Lembrando que todos esses inversores podem ser encontrado para alimentação de 220V.

Inversor de energia de 5000W

Nesta postagem separei um inversor de 5000W de potência capaz de suportar o consumo de todas as lâmpadas de uma residencia comum e mais um refrigerador, ao mesmo tempo.

O fabricante deste aparelho fornece as seguintes especificações acerca do produto, texto original:

Inversor de Energia Profissional de 5000W Wagan Tech ProLine 2012 - 12V/110V

O inversor de 5000W Wagan possui estrutura robusta e confiável. Permite ligar diversos equipamentos ao mesmo tempo, inclusive refrigeradores, freezers e aparelhos de ar condicionado de pequeno porte.

O inversor Wagn Tech de 5000W é potente e confiável, ideal para uso profissional e em locais afastados da rede elétrica. Permite ligar equipamentos que consumam até 5000W constantemente ou 10000W em momentos de pico - uma das maiores potências de pico do mercado para o modelo.

É um inversor 12Vcc/110Vac top de linha no Brasil e no mundo com 01 ano de garantia contra defeitos de fabricação e assistência técnica no Brasil.

O inversor Wagan de 5000W possui na saída quatro tomadas GFCI (semelhante as utilizadas em computadores) e terminais para conexão direta de cabos elétricos para alimentar equipamentos que consumam grandes cargas. Possui display que indica a tensão (V) e a corrente (A) das baterias e também conta com cabo e chave liga/desliga para acionamento do inversor a partir de locais afastados.

Moderno e seguro, conta com dispositivos de desligamento automático, avisos de segurança sonoros e indicadores visuais. Possui ventoinha para resfriamento e desligamento automático por sobre aquecimento. Se houver curto-circuito na saída ou se a potência requerida pelo equipamento elétrico exceder a capacidade do inversor ele é automaticamente desligado.

O Inversor Wagan Tech de 5000W também protege a bateria e aumenta sua via útil, desligando automaticamente quando a bateria está muito descarregada (abaixo de 10V +/- 0,5V) e quando possui tensão superior a 15V.

A Wagan Corporation é um dos maiores fabricantes mundiais de inversores de tensão de alta qualidade. Com sede nos Estados Unidos, a Wagan Tech fornece equipamentos de alta tecnologia para os setores de energia solar, acessórios automotivos e utilidades domésticas.

Conforme demostra as características deste inversor é um excelente produto para o projeto de montagem de um painel solar na sua residencia ou sitio. 




Inversor de Energia de 3000W

Inversor de Energia de 3000W com Porta USB Hayonik - 12V/127V
Olá, estou de volta!

Já falamos dos painéis solares, mas e como alimentar os aparelhos que funcionam com 110/220v se os painéis fornecem alimentação para baterias de 12 e 24v?

Bem, para fornecer a energia de 110v ou 220v para funcionar o seu eletrodoméstico essa energia de 12 ou 24v gerada pelo painel solar e armazenada em baterias é ligada a inversores com entradas de 12v ou 24v e amplificada para 110v ou 220v.

O inversor deve ter potencia suficiente para suportar o consumo do seu aparelho eletrodoméstico.

Na figura ao lado é mostrado um inversor com potência de 3000W, suficiente para você ligar ao mesmo tempo vários aparelhos, como ventilador, lâmpada, televisão e até mesmo um refrigerador, conforme informações do fornecedor. As quais são reproduzidas fielmente abaixo.

O inversor de 3000W Hayonik tem potência para alimentar diversos equipamentos ao mesmo tempo, inclusive geladeiras e ferramentas elétricas. Possui na saída 04 tomadas 115V e 01 tomada USB de 5V.

O inversor 12Vcc/127Vca Hayonik permite ligar equipamentos que consumam até 3000W constantemente. Conta com um display em barras  que indica quanto da potência do inversor está sendo utilizada e 04 tomadas em acordo com o novo padrão brasileiro de tomadas elétricas (03 pinos). Possui espaço reservado para conexão do cabo de aterramento e também conta com 01 saída USB (5V/0,5A) para alimentar pequenos eletrônicos, como celulares ou MP3 players.

Moderno e seguro, conta com dispositivos de desligamento automático, avisos de segurança sonoros e indicador de funcionamento com LED. Possui 01 ventoinha inteligente de grande porte para resfriamento e desligamento automático por sobre aquecimento. Se houver curto-circuito na saída ou se a potência requerida pelo equipamento elétrico exceder a capacidade do inversor ele é automaticamente desligado.

O Inversor de 3000W Hayonik também protege a bateria e aumenta sua via útil, desligando automaticamente a carga, quando a bateria está muito descarregada (10V+/-0,5V) e quando possui tensão superior a 15V.

Como demonstrado as características do inversor, é um excelente produto e suficiente para ligar todas as lâmpada de uma residência ou um geladeira que é responsável, na grande maioria dos casos, por 50% co consumo de energia de uma residencia.

Isso significa, de inicio, uma economia de 50% na conta de energia.

Me parece ótimo, não é mesmo?



INVERSORES DE ENERGIA

Inversor de energia é um dispositivo elétrico ou eletromecânico capaz de converter um sinal elétrico CC (corrente contínua) em corrente CA ou corrente alternada, equivalente a corrente da sua rede elétrica doméstica.
Aquele Nobrak que você utiliza no seu computador é um inversor de energia. Observe que quando falta a energia da sua rede elétrica o seu Nobrak mantem o seu computador funcionando por um bom tempo. 

O que ocorre neste caso é que dentro dos Nobraks há uma ou duas baterias que são alimentadas enquanto a rede elétrica está fornecendo a energia normal, e quando falta energia a(s) bateria(s) alimenta o inversor que transforma a energia da bateria 12V(CC) em energia 110V (AC) para alimentar o seu computador.



Do mesmo modo ocorre com os inversores convencionais, sobre os quais iremos fazer uma matérias especiais.



Energia solar Painel solar

Painéis solares fotovoltaicos
Painéis solares nada mais são que dispositivos utilizados para converter a energia produzida pelo sol, luz solar, em energia elétrica.
Os painéis solares fotovoltaicos são compostos por células solares, as quais captam a luz do sol, transformando-a em energia elétrica e armazenando em baterias.
Estas células, por sua vez, cria uma diferença de potencial elétrico pela ação da luz do sol, incidente sobre elas, e faz fluir corrente elétrica entre duas camadas com cargas opostas, produzindo aquilo que chamamos de polo negativo (-B) e positivo (+B) capaz de carregar uma bateria e mantes sua carga enquanto a luz do sol estiver incidindo sobre ela.
O segredo de tal sistema é manter um conjunto de baterias suficiente para manter a carga e o consumo durante a ausência da luz solar e suficiente para atender a demanda.
Para fazer esse cálculo e dimensionar o bloco de que você precisa é necessário o auxilio de um profissional. Acredito que os lojistas especializados podem auxiliar a pessoa interessada na escolha do kit correto para atender a sua demanda.
Atualmente, os custos dos painéis ainda são muito elevados e estão fora do orçamento de muitas famílias, mas para aqueles que podem investir, com certeza, vale a pena, principalmente quando comparado com custo benefício.
Isso tudo sem contarmos que se trata de energia renovável, melhor ainda, permanente.
Nesta foto está demonstrado um exemplo de como os painéis são montados. E, segundo informações de profissionais, cada painel pesa cerca de 26kg. 
Isso significa que a estrutura da sua casa deve está preparada para suportar o peso correspondente ao conjunto de painéis que você pretende utilizar.

Espero que tenham gostado destas informações e, mais ainda, que elas possam ajudá-los a optar por este tipo de energia que, cá entre nós, deveria se a energia utilizada nas residências pelos brasileiros e facilitado o seu financiamento para as famílias pobres.
Um abraço e até mais.



Circuito integrado STV9379FA = STV8179F / TDA 8179F

Circuitos integrado STV8179F = STV9379FA / TDA8179F
Circuitos integrado STV9379FA = STV8179F / TDA8179F

Como saber a voltagem de um transformador queimado?

COMO FAZER OS CÁLCULOS DE UM TRANSFORMADOR E SABER QUANTAS VOLTAS DE FIO LEVAM NO PRIMÁRIO E NO SECUNDÁRIO

Prometi que íamos descobrir qual a voltagem de um transformador queimado quando não sabemos qual é.
Para isso vamos utilizar as informações passadas na dica anterior, sobre como fazer os cálculos de um transformador.
Vejamos a figura abaixo.
Em primeiro lugar, para descobrir a voltagem de um transformador desconhecido, temos que desenrolar e contar quantas voltas de fio ele possui no secundário. Devemos desenrolar e conferir as voltas do secundário porque são menos e o fio é mais grosso, portanto melhor de desenrolar sem quebra-lo.
Digamos que você encontrou os seguintes valores ao medir os pontos entre “A” para “B” e de “B” para “C”,
AB = 2,1cm
BC= 2,6cm
Então, o segundo passo é fazer os cálculos e encontrar o valor de FM (fator multiplicativo), uma vez que você já possui a quantidade de voltas que o transformador possui, depois é só dividir a quantidade de voltas encontrada pelo valor de FM, o resultado desta divisão é a voltagem do transformador desconhecido. Então fica assim:

FM = (2,1 x 2,6 x 266,4) : (10.000)  
FM = 1454,544 : 10.000
FM = 6,87 (este é o valor de FM, fator multiplicativo)

Digamos que você tenha encontrado 98 voltas no secundário e que este tinha dois enrolamentos com a mesma quantidade de voltas. Então você vai dividir os 98 por 6,87 e o resultado encontrado é a voltagem do seu transformador. Fica assim:
98 : 6,87 = 14,26 ou (14 volts)

14 volts é a voltagem de saída do seu transformador e como ele possui dois enrolamento no secundário então a voltagem é de 14v + 14v. 

Viu como é fácil!

Então vamos construir o transformador novo, começando do zero, uma vez que você já possui o valor de FM, que é de 6,87, vamos arredondar este valor par 6,9.

6,9 x 127v = 876 voltas no primário, para uma voltagem de 127v
6,9 x 220v = 1518 voltas para um transformador com entrada de 220v.
6,9 x 14v = 97 voltas, para um transformador com saída de 14v.
6,9 x 12v = 82 voltas para um transformador de 12 volts na saída.
6,9 x 9v = 62 voltas para um transformador de 9 volts na saída.
6,9 x 6v = 41 voltas para um transformador de 6 volts na saída

Casa o transformador seja 6v + 6v é só fazer dois enrolamentos e juntar as extremidades do meio CT (tomada central). Da mesma forma faça com os demais.

E para o transformador de 110/220 é só fazer dois enrolamentos e juntar as extremidade do centro. Lembrando que neste caso o fio de 220 é mais fino que o de 110. O porquê disso e como escolher o fio apropriado nós veremos numa outra oportunidade.

Espero ter ajudado.

Obrigado, um abraço a todos e voltem sempre!






Transformador aquecendo

Olá, voltei!

Só mais um detalhe com relação as postagens sobre transformadores.
Muitos transformadores ficam ligados o tempo todo, exigindo um pouco mais de consumo, podendo aquecer um pouco mais. Nesses casos, e caso você entenda que seja necessário, pode ser acrescentada 10% ao valor final das voltas. Por exemplo, se o transformado pegar 980 voltas no primário, então acrescente a este valor mais 10 % (dez por cento), e também no secundário. Assim ele não vai mais aquecer.

Lembrando que nem sempre isso é necessário, mas se for, então esta é a solução.



Então tudo certo. 

Como rebobinar transformador

Quem nunca ficou no prego por causa de um transformador queimado?
Para calcular quantas voltas de fio um transformador pega no primário e no secundário é muito simples. Para isso, basta você medir os lados do "casco" do transformador queimado, lado "A" e lado "B". 

Eu não sou nenhum profissional no assunto, mas nunca fiquei no prego por causa de um transformador queimado, seja qual for o transformador ou a sua voltagem.

Então vamos lá!

Essa figura vamos chamar de casco do transformador. Ela tem quatro lados e vamos medi-lo da seguinte forma, A x B.

Quando você pegar um transformador queimado e não sabe a voltagem de saída, se 6v, 9v, 12v, 15v, 18v, ou 24v, seja qual for a voltagem, não precisa se preocupar em desenrolar o transformador contando a quantidade de fios do primário e do secundário para depois enrolar com a mesma quantidade que foi desenrolada.

Nesse caso basta pegar uma régua e medir a distância entre os pontos ‘A’ e ‘B’, largura e comprimento do casco do transformador. Exemplo:

Suponha que ao medir você encontrou os seguintes valores.

A = 2,6 cm
B = 3,2 cm

Então o cálculo será este,

A x B x 266,4 : 10.000 = FM, ou seja (2,6 x 3,2 x 266,4 : 10.000 = FM).

266,4  e 10.000 são números que a fábrica utiliza para calcular o transformador, esses números são fixos, e FM é o fator multiplicativo, ou seja, é o número que você vai multiplicar pela voltagem que você quer. O resultado é a quantidade de voltas de fio que você vai utilizar no novo enrolamento.

Então fica assim:

(2,6 x 3,2 x 266,60) : (10.000) = FM

2216,448 : 10.000 = FM
FM = 4,511 (arredondando para 4,52)
Pegue esse valor (4,52) e multiplique pela voltagem que você precisa, fica assim:
* 4,52 x 110v = 497 voltas no primário, se o transformador é de 110v;
* 4,52 x 220v = 994 voltas, se o transformador for de 220v;
* 4,52 x 12v = 52 voltas se o transformador tiver saída de 12v;
* 4,52 x 9v = 40 voltas se o transformador tiver 9v, e assim por diante.

Viu como é fácil?



Mas e quando você não sabe a voltagem do transformador? 

Bem, nesse caso você precisa contar quantas voltas o transformador queimado possui no secundário e, depois de encontrar a quantidade de voltas, fazer uma regra de três simples para encontra o valor de FM. Mas esse é um assunto para a próxima dica.

Sei que a minha explanação não foi das melhores, mas espero que elas possam ajudar alguém numa hora de aperto.


Para fazer a maquininha tem muitos modelos na internet  que podem ser copiados.

Ah, eu ia me esquecendo!

Ao construir a sua maquininha você pode utilizar um contador de voltas de Deck antigo, como este mostrado na figura abixo.

É só encontrar um jeitinho de fixá-lo no local e colocar uma correia. 

Lembrando que é necessário ajustá-lo, para cada volta inteira tem que contar um, dez voltas inteiras tem que contar dez e assim sucessivamente.

É possível ajustar variando o tamanho da polia até encontrar o ponto certo.




Painel solar Energia limpa Energia de graça

Painel solar! Monte o seu e livre-se de uma vez da conta de luz

Você já pensou em se libertar da conta de energia para sempre? Pois é, isso é perfeitamente possível. Há no mercado uma grande quantidade de painéis solares que podem perfeitamente atender as suas necessidades de consumo residencial e, sobretudo, libertar para sempre o consumidor da conta de energia.

Certa vez eu pedir um orçamento para minha casa, e o simulador calculou um valor aproximadamente de 18.000,00 (dezoito mil reais) para atender a minha demanda. Eu ainda não adquirir os Painéis porque está fora do meu orçamento, mas um dia eu vou montar.

Que tal? Faça as contas e calcule o custo benefício deste projeto e faça a seguinte pergunta a si mesmo, quanto de energia eu já paguei e ainda vou pagar durante toda a minha vida?

Com um valor de aproximadamente 18.000,00, como foi o meu orçamento, gasto cerca de 300kv/mês, em menos de 10 anos a pessoa consegui pagá-lo e livrar-se para sempre da conta de energia.

Ai surge a pergunta que não quer calar! Se é assim, então porque o governo não incentiva esse tipo de energia para as pessoas, em vez de ficar construindo mais e mais represas? Boa pergunta, mas esta fica para vocês mesmos responderem, eu imagino o porquê e não tenho nenhuma dúvida quanto a isso.

Só vou responder um dos motivos que é a falta de informação dos parlamentares e dos executivos que não estão nenhum pouco preocupados com isso.  

Pois bem, mas voltando ao que nos interessa.

Para começar você pode utilizar um painel como o mostrado na figura abaixo, o qual pode atender parte da sua demanda, tais como ventiladores que são ligados 24 horas por dia, televisão e até mesmo uma geladeira o que já reduzirá, e muito, o valor da sua conta de energia.

Me entendam, por favor, todos esses eletrônicos não podem ser ligados de uma só vez, porque esse painel sozinho não suportaria a carga, mas suporta um de cada vez.

Esta descrição a seguir é dada pelo lojista e me parece excelente para iniciar o projeto.

Este painel tem a potência de 250W K e conta com a qualidade de uma das marcas de módulos mais tradicionais do país. O controlador de 20A EP Solar possui tecnologia MPPT e permite uso em sistemas de 12Vcc ou 24Vcc. 





Este Kit inclui 01 painel solar fotovoltaico Kyocera, modelo KD250GH-4FB2 e 01 controlador de carga solar de 20A com tecnologia MPPT. É ideal para o carregamento de bancos de baterias em 12Vcc ou 24Vcc. O KD250GH-4FB2 possui uma elegante estrutura em alumínio anodizado na cor preta. Também conta com duas barras transversais na parte de trás do módulo que conferem resistência ainda maior contra torção, fortes ventos e tempestades. Pesa 20Kg e tem dimensões de 1662 x 990 x 46 (mm). Este módulo fotovoltaico foi certificado pelo INMETRO com nota “A”, apresentando eficiência de 15,2%. As células fotovoltaicas são protegidas por uma resistente camada de vidro temperado e a moldura em alumínio já vem com as furações para fixação.

Em condições ideais de insolação, este módulo solar fotovoltaico produz 250W, 8,39A e 29,8V em corrente contínua. Os módulos Kyocera Solar foram aprovados em rígidos testes de qualidade, como o teste de impacto de granizo, de resistência mecânica, de vento e torção, de resistência à salinidade e de choque térmico.

O controlador de carga solar de 20A com tecnologia MPPT Tracer-2210RN, incluso no kit, possui uma estrutura robusta com painel intuitivo e grandes dissipadores para resfriamento. Conta com uma avançada tecnologia de rastreamento do ponto de maior potência do módulo fotovoltaico, permitindo que o carregamento do banco de baterias seja realizado com eficiência até 30% superior quando comparada aos controladores de carga tradicionais (tecnologia PWM).

O controlador de carga Tracer-2210RN reduz a tensão que chega do painel fotovoltaico (29,8Vcc), permitindo o carregamento de bancos de baterias em 12Vcc ou 24Vcc (detecção automática). Este controlador MPPT possui função de acendimento automático de luz ao anoitecer com até duas programações diferentes (configuração de 01 a 15 horas). Realiza o carregamento de baterias chumbo-ácidas seladas, gel e abertas com tecnologia PWM e possui sensor para compensação de temperatura – função que aumenta a vida útil das baterias.

O KD250GX-LFB possui 02 anos de garantia contra defeitos de fabricação e até 20 anos para geração de energia. A Kyocera Solar é um das marcas de painéis fotovoltaicos mais conhecidas e tradicionais do país. É líder mundial na fabricação de painéis fotovoltaicos de elevada eficiência e durabilidade. O controlador de carga MPPT Tracer-2210RN possui garantia de 01 ano contra defeitos de fabricação e assistência técnica no Brasil. A EP Solar é especializada na fabricação de controladores de carga com as tecnologias MPPT e PWM e também acessórios para energias renováveis. Painel Solar Fotovoltaico Policristalino de 250W Kyocera Solar – KD250GH-4FB2
  • Controlador de carga solar de 20A (12V/24V) com tecnologia MPPT – Tracer-2210RN

Eu não sou nenhum profissional na matéria, mas pelos conhecimentos de eletrônica que possuo, este painel é excelente e com ele você já pode eliminar algumas lâmpadas que ficam ligadas constantemente e consumindo energia, bem como ventiladores que ficam ligados 24 hora por dia.

Bem, espero que esta postagem ascenda uma chama no leitor por uma energia limpa e saudável e, acima de tudo, que liberta da conta de luz.

Um abraço!

Voltem sempre!





segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Desligue as lâmpadas do seu quarto pelo controle remoto

Olá,
Nesta postagem eu vou dar uma dica de como desligar a lâmpada do seu quarto pelo controle remoto. 

Eu sei que existe inúmeros projetos na internet para isso, mas como eu não tinha tempo de montá-los, então eu bolei um plano e deu certo.

Fique atento para os passos que é muito simples e qualquer um pode fazer.

1. Pegue um receptor de parabólica, daqueles antigos que você não esteja utilizando mais, como o apresentado na figura a seguir;

















2. pegue os fios da lâmpada que você quer ligar e desligar pelo controle remoto e ligue na traseira do receptor, como se estivesse ligando os pinos da tomada de uma televisão na tomada existente por trás do receptor, como mostra a figura;












3. Coloque o receptor num lugar estratégico que facilite apontar para ele o controle remoto, pode até retirar a placa do gabinete e utilizar só a parte que precisa, mas esta parte é feita somente por um técnico. Caso queira deixá-lo na caixinha mesmo você mesmo(a) pode fazer;














4. Depois de ligar os fios da lâmpada e posicionar o receptor num lugar estratégico é só utilizar o controle remota para ligar e desligar a lâmpada.

Eu mostrei acima um bocal, o pino e o fio, mas pode ser qualquer outra lâmpada, inclusive a que você á tem instalado no seu quarto o local que queira utilizar o CR.

Neste caso é só você desligar o interruptor que está sendo utilizado e ligar os fios diretamente no receptor, sem passar pelo interruptor, pois o receptor servirá como interruptor.

O receptor também pode ser qualquer um, eu mostrei este porque é menor e mais discreto, portanto mais fácil de deixar num local bem escondidinho.

Caso não queira que os leds do receptor fiquem acesos é só quebrá-los, pois isso não danificará o aparelho, ou então pedir para um técnico dessoldá-lo, bem com as partes desnecessárias, como o varicap, por exemplo.

Feito isto, você não precisará mais levantar para ligar ou desligar as lâmpadas do seu quarto ou da sua sala.

Divirtam-se!

Até mais!