segunda-feira, 15 de setembro de 2014

FN1016 + FP1016, D2439 + B1538

Os transistores D2439 + B1538 substituem praticamente todos os transistores da espécie Darlington (transistor Darlington é um dispositivo semicondutor que combina dois transistores bipolares no mesmo encapsulamento). 

Com estes dois transistores em mãos eu resolvi todos os problemas que me apareceram.

A vantagem que ele possui com relação aos demais é que ele não necessita de mica, é isolado. 

Do mesmo modo, pode ser usado o FN1016 + FP1016 que são tão eficientes quanto esses. Também próprio para módulos para som de automotivo.

24 comentários:

  1. hola amigo tengo dos pares de transistores fn1016 y fp1016 y quiero montar un amplificador de audio con ellos ,tu me podrias ayudar con un diagrama esquematico para eso. mi correo es :edgar.hernandez74@hotmail.com.
    muchas gracias de antemano.

    ResponderExcluir
  2. hola amigo tengo dos pares de transistores fn1016 y fp1016 y quiero montar un amplificador de audio con ellos ,tu me podrias ayudar con un diagrama esquematico para eso. mi correo es :edgar.hernandez74@hotmail.com.
    muchas gracias de antemano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho amigo, mas esses transistores são utilizados nos aparelhos de som AIWA e CCE.

      Já tentou pesquisar no Google? É possível que tu encontre algum esquema que poderás utilizá-lo.

      Excluir
  3. Tenho um som AIWA e tenho que trocar dois transistores FN1016 01 P e dois FN1016 04 P. Meu colega já comprou em BH, mas tiveram as letras regravadas (golpe) e queimaram de primeira. Sabe onde conseguir aqui no Brasil ou nos Estados Unidos? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogério, eu os tenho. Custa 15,00 cada + frete, caso você se interessar. Observação; o aparelho AIWA trabalha com 4 transistores, 2 FN1016 (NPN) + 2 FP1016 (PNP). Se trocar as posições queima na hora. E para trocá-los terá que retirar ou descarregar os capacitores de alimentação da fonte, sempre, porque se não também queima ao soldar, por causa da alimentação que é alta (+48 ou 56v e -48 ou 56v). Esse número 01 e 04 não é importante para o técnico, provavelmente seja para controle do fabricante. Eu não respondi antes porque não tenho mais visitado a minha página devido está desempenhando outras atividades.

      Excluir
    2. Acho que não respondi aqui, enviei e-mail, mas eu me interesso sim. Me diga como fazer para adquiri-los e como diferenciar um do outro, o NPN do PNP e as posições: começar com qual da esquerda para a direita (em relação ao dissipador de calor onde eles ficam parafusados, pois eu mesmo vou colocar. Espero que veja essa minha informação. Grato!

      Excluir
  4. Lourival. Peço a gentileza de me responder se ainda tem os transistores. Aguardo! Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Como posso entrar em contato com você fora da página? meu e-mail é taurinhos@yahoo.com.br. Facebook Rogerio Taurinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou enviando 2 FN1016 e 2 2SB1587, funcionam perfeitamente juntos. Eu sempre usei e nunca tive problema.
      Pode conferir neste link: http://bizudicasdedefeitosatualizado.blogspot.com.br/2014/09/substituicao-de-transistores.html

      http://bizudicasdedefeito2.blogspot.com.br/p/circuitos-integrados.html

      http://bizudicasdedefeito2.blogspot.com.br/2014/08/substituicao-de-transistores.html

      Excluir
  6. D2439 + B1538 Por gentileza, alguém tem esquema com estes dois transistor Darlington, por gentileza, eu gostaria de montar um amplificador mono. por favor gostaria de receber estes esquemas no meu e-mail: edibertoslo@gmail.com
    Grato, Ediberto, 08.05.18

    ResponderExcluir
  7. os que tenho são os B1588 -04 e D2439 - 07, pergunto qual o significado destes dois últimos dígitos, tem alguma diferença se forem outros números? respostas para:edibertoslo@gmail.com
    Grato, Ediberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem diferença não, é como se fosse o lote, a identificação da fornada.
      Esquemas com esses transistores podem ser encontrados na internet, nos aparelhos de som AIWA

      Excluir
  8. Esquema para amp fp1016

    ResponderExcluir
  9. Qual capacitor eu uso pra esses transistor fn1016 e fp1016 , esquema de amplificador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da potência do amplificador e da voltagem de alimentação. A voltem do capacitor pode ser 63 ou 75v. O capacitor vai variar entre 3300x50v a 4700x75v. Como eu disse, vai depender da potência do amplificador.

      Excluir
  10. Boa noite, usando uma voltagem de 25v p esses transitores fn do 1016, posso usar um capacitor mais menos 3300 uf 50v?

    ResponderExcluir
  11. Posso usar o fn1016 em um inversor de 12v para 220v?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não, porque inversor funciona com Mosfet. Mas posso está equivocado.

      Excluir
  12. Respostas
    1. TIP41 é um transistor comum, acho que na lista acima informa até as características

      Excluir
  13. Tenho um AIWA nsx f969 que na placa de alta frequencia utilisa dois transistor b1625 e dois d2494 tenho dois transistor fn1016 e dois fp1016 posso colocar no lugar dos outros ou nao

    ResponderExcluir